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Tipo: Artigo de Evento
Título: A avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticas
Autor(es): Mendes Segundo, Maria das Dores
Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave: Banco Mundial;Politicas educacionais;Ministério da Educação do Brasil
Data do documento: 2005
Citação: MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; RABELO, Josefa Jackline A avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: Face a atualidade do debate referente a intervenção e o conseqüente monitoramento do Banco Mundial na formulação e efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, em atendimento as necessidades impostas pelo capital em crise3,elegemos como objetivo principal desse trabalho analisar os pressupostos da avaliação do Banco Mundial com relação às políticas de financiamento de educação básica brasileira, concretizada no relatório intitulado: Educação Municipal no Brasil: recursos, incentivos e resultados (2003). Baseado nos dados oferecidos pelo Ministério da Educação do Brasil, este Relatório objetiva avaliar as políticas e os resultados de recursos destinados à educação municipal no País. O Banco parte da definição que os recursos públicos são aqueles que “atuam através de uma estrutura de incentivos para o seu uso, a fim de maximizar os resultados na provisão de serviços públicos” (2003, p.5). Desse modo, adota como critérios para avaliação da educação nos municípios, a gestão descentralizada, as reformas educacionais e o compromisso de racionalidade dos recursos públicos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39156
ISBN: 85-7485-091-8
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