Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes Segundo, Maria das Dores-
dc.contributor.authorRabelo, Josefa Jackline-
dc.date.accessioned2019-01-24T18:24:14Z-
dc.date.available2019-01-24T18:24:14Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMENDES SEGUNDO, Maria das Dores; RABELO, Josefa Jackline A avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39156-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectPoliticas educacionaispt_BR
dc.subjectMinistério da Educação do Brasilpt_BR
dc.titleA avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFace a atualidade do debate referente a intervenção e o conseqüente monitoramento do Banco Mundial na formulação e efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, em atendimento as necessidades impostas pelo capital em crise3,elegemos como objetivo principal desse trabalho analisar os pressupostos da avaliação do Banco Mundial com relação às políticas de financiamento de educação básica brasileira, concretizada no relatório intitulado: Educação Municipal no Brasil: recursos, incentivos e resultados (2003). Baseado nos dados oferecidos pelo Ministério da Educação do Brasil, este Relatório objetiva avaliar as políticas e os resultados de recursos destinados à educação municipal no País. O Banco parte da definição que os recursos públicos são aqueles que “atuam através de uma estrutura de incentivos para o seu uso, a fim de maximizar os resultados na provisão de serviços públicos” (2003, p.5). Desse modo, adota como critérios para avaliação da educação nos municípios, a gestão descentralizada, as reformas educacionais e o compromisso de racionalidade dos recursos públicos.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_mdmendessegundo.pdf172,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.