Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes Segundo, Maria das Dores | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-24T18:24:14Z | - |
dc.date.available | 2019-01-24T18:24:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; RABELO, Josefa Jackline A avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39156 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | Politicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ministério da Educação do Brasil | pt_BR |
dc.title | A avaliação do Banco Mundial sobre a educação municipal no Brasil: incursões críticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Face a atualidade do debate referente a intervenção e o conseqüente monitoramento do Banco Mundial na formulação e efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, em atendimento as necessidades impostas pelo capital em crise3,elegemos como objetivo principal desse trabalho analisar os pressupostos da avaliação do Banco Mundial com relação às políticas de financiamento de educação básica brasileira, concretizada no relatório intitulado: Educação Municipal no Brasil: recursos, incentivos e resultados (2003). Baseado nos dados oferecidos pelo Ministério da Educação do Brasil, este Relatório objetiva avaliar as políticas e os resultados de recursos destinados à educação municipal no País. O Banco parte da definição que os recursos públicos são aqueles que “atuam através de uma estrutura de incentivos para o seu uso, a fim de maximizar os resultados na provisão de serviços públicos” (2003, p.5). Desse modo, adota como critérios para avaliação da educação nos municípios, a gestão descentralizada, as reformas educacionais e o compromisso de racionalidade dos recursos públicos.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_mdmendessegundo.pdf | 172,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.