Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39119
Tipo: Artigo de Evento
Título: Redefinindo fronteiras: desconstruções identitárias na disciplina de história
Autor(es): Lira, Abimael Esdras Carvalho de Moura
Silva, Luciere Cavalcante da
Palavras-chave: História;Educação- História;Ideologias
Data do documento: 2013
Citação: LIRA, Abimael Esdras Carvalho de Moura; SILVA, Luciere Cavalcante da. Redefinindo fronteiras: desconstruções identitárias na disciplina de história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 307-315.
Resumo: Por trabalhar com duas categorias essenciais para a compreensão da experiência humana, tempo e espaço, a História é por excelência a disciplina da diversidade, já que trata de lugares e práticas sempre diferentes, sempre outros, sempre estrangeiros para aqueles que os vêem de fora. Entretanto, a História foi angariando em torno de si, devido à responsabilidade que assumiu, ainda no século XIX, para justificar a formação dos Estados Nacionais, a ideia de criadora, formadora, produtora de identidades. Todavia, este imaginário que se propagou sobre a História, enquanto responsável por criar uma consciência nacional, já fora superado. Apesar disso, o senso comum, de forma inconsciente, ainda responsabiliza a História por ser formadora ou conformadora de identidades. O termo identidade deve ser compreendido aqui como forma pela qual um indivíduo se reconhece enquanto pertencente a uma “classe” ou grupo, quer seja por semelhanças físicas, ideológicas ou sociais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39119
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_lcsilva.pdf855,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.