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dc.contributor.authorTargino, Fábio-
dc.date.accessioned2019-01-24T13:20:05Z-
dc.date.available2019-01-24T13:20:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationTARGINO, Fábio. História e currículo: debatendo sobre identidade negra na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 256-269.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39111-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade Federalpt_BR
dc.subjectPraxis pedagógicaspt_BR
dc.subjectCultura coletivapt_BR
dc.titleHistória e currículo: debatendo sobre identidade negra na formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Princípio da Compreensão das Diferenças que norteiam os conteúdos do componente curricular “Diversidade Cultural”, buscam habilitar pedagogos à práxis na construção de uma cultura coletiva que respeite e valorize as diferenças. Diferenças estas que são sentidas na sociedade classista, racista, homofóbica e machista e que necessitava ser refletida para além da escola formal. Para tanto, o processo formativo de habilitar os futuros pedagogos/as com competências que atendam as novas exigências de uma educação inclusiva e afirmativa.Analisaremos a população negra no Brasil a partir de uma abordagem sociocultural,demarcaremos historicamente acontecimentos significativos para compreensão de sua contemporaneidade. Discutiremos comunicação social e suas interfaces com o individuo e como tais questões influem na formação docente, para tanto intentamos também discutir o componente curricular “Diversidade Cultural” especificamente acerca do debate sobre educação e identidade negra. Tanto a legislação quanto a docência do componente curricular em questão, procuram contribuir na construção de uma cultura coletiva, que respeite e valorize as diferenças, o texto que segue busca avaliar a composição curricular do Curso de Pedagogia da UFPB. [...]pt_BR
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