Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39101
Type: Artigo de Evento
Title: Entendendo a história do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords: História;Avaliação educacional;Prática Docente
Issue Date: 2013
Citation: CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Entendendo a história do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.151-161.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo tem como objetivo apresentar a história da avaliação educacional e como esta tem se consolidado na formação e na prática docente nos dias atuais. Refletir sobre a sua própria prática prediz ao docente conhecer sobre a epistemologia da mesma e das características que a compõem. Ao ressaltar a historicidade da avaliação educacional previu-se incorporar à prática docente maior sentido no tocante ao ato de avaliar. Na história antiga, há registros de episódios que evidenciam os primeiros esboços dos processos avaliativos. Podem ser citados os procedimentos utilizados na China Imperial, ocorridos há mais de três mil anos, para selecionar funcionários para o serviço público, o que era feito através de exames cujo intuito era promover ou demitir seus oficiais. Passagens bíblicas também mencionam situações nas quais aparecem atividades de avaliação de professores gregos e romanos. Porém, a maior evidência, na Antiguidade, é a de Cícero e Santo Agostinho que introduziram conceitos e abordagens avaliativas (DEPRESBITERIS, 1990). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39101
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_apmribeiro2.pdf679,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.