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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Bruna Isabel Bezerra-
dc.contributor.authorAraújo, Regiane Rodrigues-
dc.contributor.authorLira, Laís Melo-
dc.contributor.authorLima, Gercilene Oliveira de-
dc.contributor.authorGrangeiro, Manuela Fonseca-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:20:28Z-
dc.date.available2019-01-23T14:20:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOARES, Bruna Isabel Bezerra; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIRA, Laís Melo, LIMA, Gercilene Oliveira de; GRANGEIRO, Manuela Fonseca. Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13238-13246.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectPesquisa e ensinopt_BR
dc.titleDesvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitáriapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e docência da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O objetivo dessa reflexão é compreender porque a procura e o interesse no que diz respeito às pontuações em eventos de natureza acadêmico-científica, se tornam tão importantes quanto à preocupação com a formação do professor para a docência universitária. Sabemos que ao longo dos tempos, a universidade adotou dois modelos de educação universitária que teve como preocupação central, o interesse com a formação de uma elite intelectual, pertencente à classe dominante. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9.394/1996, constatou-se um olhar direcionado para o exercício e a formação do magistério, ao estabelecer que este deva ser ofertado por meio dos cursos de pósgraduação, demonstrando assim, um interesse na consolidação permanente da formação docente. Nesse sentido, surge a inquietação: por que os cursos de pós-graduação stricto sensu tem se preocupado em larga escala com a formação dos professores no âmbito da pesquisa, deixando assim, de requerer maior atenção aos saberes da docência? O propósito aqui não é questionar a função social desempenhada pela comunidade acadêmica, através da pesquisa, sendo esta considerada um dos eixos imprescindíveis à formação docente, mas, sobretudo, propor um entendimento de que ensino e pesquisa são indissociáveis. Concluímos, que em meio ao contexto da referida mediação pedagógica, vê-se a necessidade de articulação entre teoria e prática. Assim sendo, a pesquisa e o ensino, devem ser uma ação constante da práxis docentept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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