Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39040
Tipo: Artigo de Evento
Título: Evasão na alfabetização de educandos em situação de rua
Autor(es): Freire, Patrícia Lima
Ribeiro, Josivan Alves
Barbosa, Maria José
Palavras-chave: Alfabetização;Evasão;Pessoas em situação de rua
Data do documento: 2016
Citação: FREIRE, Patrícia Lima; RIBEIRO, Josivan Alves; BARBOSA, Maria José. Evasão na alfabetização de educandos em situação de rua. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que desenvolvemos a fim de entender como se deu o processo de evasão escolar em um projeto de alfabetização de jovens e adultos no município de Fortaleza. A metodologia utilizada foi baseada em análises documentais e entrevistas abertas com os sujeitos da pesquisa, a saber: pessoas em situação de rua. Alicerçado sobre a práxis freiriana o Programa MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizou suas aulas em um centro de convivência para a população em situação de rua. Nosso intento foi o de descobrir de que forma esse projeto foi desenvolvido e quais foram os seus resultados. Ao cabo do processo podemos concluir que as atividades que foram desenvolvidas no projeto não foram embasadas nas práticas freirianas, contribuindo sobremaneira para o fracasso da aprendizagem e para evasão dos educandos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39040
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_plfeire.pdf174,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.