Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39040
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Evasão na alfabetização de educandos em situação de rua |
Autor(es): | Freire, Patrícia Lima Ribeiro, Josivan Alves Barbosa, Maria José |
Palavras-chave: | Alfabetização;Evasão;Pessoas em situação de rua |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | FREIRE, Patrícia Lima; RIBEIRO, Josivan Alves; BARBOSA, Maria José. Evasão na alfabetização de educandos em situação de rua. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que desenvolvemos a fim de entender como se deu o processo de evasão escolar em um projeto de alfabetização de jovens e adultos no município de Fortaleza. A metodologia utilizada foi baseada em análises documentais e entrevistas abertas com os sujeitos da pesquisa, a saber: pessoas em situação de rua. Alicerçado sobre a práxis freiriana o Programa MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizou suas aulas em um centro de convivência para a população em situação de rua. Nosso intento foi o de descobrir de que forma esse projeto foi desenvolvido e quais foram os seus resultados. Ao cabo do processo podemos concluir que as atividades que foram desenvolvidas no projeto não foram embasadas nas práticas freirianas, contribuindo sobremaneira para o fracasso da aprendizagem e para evasão dos educandos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39040 |
ISSN: | 2316-1086 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_plfeire.pdf | 174,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.