Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39027
Tipo: Artigo de Evento
Título: Indisciplina na escola: um olhar sobre o discurso de alunos e professores
Autor(es): Anjos, Ana Maura Tavares dos
Barbosa, Gardênia Maria de Oliveira
Palavras-chave: Indisciplina;Afetividade;Discurso do Sujeito Coletivo
Data do documento: 2016
Citação: ANJOS, Ana Maura Tavares dos; BARBOSA, Gardênia Maria de Oliveira. Indisciplina na escola: um olhar sobre o discurso de alunos e professores. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 08., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: O problema indisciplinar frequentemente tem origem em conflitos na família e no meio social que circunda os adolescentes, entre eles a escola. Neste estudo objetivamos compreender as concepções de alunos e professores sobre a indisciplina na escola, além de buscar perceber os sentimentos desses sujeitos em relação à indisciplina. Na realização deste trabalho tomamos como referencial a metodologia qualitativa com aplicação da técnica do “Discurso do Sujeito Coletivo”, tendo como amostra alunos e professores de uma escola pública de 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma cidade no interior do Ceará. O estudo revelou sentimentos ambíguos, além da crise do vínculo do aluno com a escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39027
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_gmobarbosa.pdf171,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.