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Tipo: Tese
Título: Diário de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliação de ensino-aprendizagem no contexto de privação de liberdade
Autor(es): Soares, Carla Poennia Gadelha
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Diário de aula;Sistema prisional;Avaliação do ensino-aprendizagem
Data do documento: 2018
Citação: SOARES, Carla Poennia Gadelha. Diário de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliação de ensino-aprendizagem no contexto de privação de liberdade. 2018. 283f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2018.
Resumo: O objetivo geral da tese é investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiências referentes à avaliação do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diários de aula. Especificamente, tenciona-se: i) descrever os significados atribuídos pelos alunos à avaliação do ensino-aprendizagem por meio da escrita de diários de aula; ii) identificar os dilemas docentes sobre a avaliação da aprendizagem narrados nos diários de aula; e iii) expor as mudanças de compreensão dos professores relacionadas à avaliação do ensino-aprendizagem durante a experiência com o uso pedagógico do diário de aula. Esses objetivos, quando atingidos, dão suporte à defesa da tese de que a escrita do diário de aula favorece a sistematização sobre as práticas avaliativas, contribuindo para a realização de uma avaliação comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma já é um processo de reflexão sobre o ensinar e o aprender. Isto é, a escrita do diário tem o potencial de oferecer subsídios para que os docentes entendam como e quando avaliam, o que mais valorizam, o que os discentes sentem e pensam sobre a sua forma de avaliar; e, assim, pode impulsionar o redimensionamento do planejamento pedagógico a respeito da avaliação do ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se ancorou nos trabalhos de Porlán (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diário de aula para melhorar a prática docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. Compuseram o palco da pesquisa as salas de aula da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. A amostra foi composta por 72 sujeitos, sendo 62 alunos privados de liberdade e 10 professores. Foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, a análise de documentos e a sessão reflexiva. Os resultados apontaram que os diários de aula se constituíram também em registros avaliativos para os professores e não apenas em registros reflexivos sobre as práticas, pois foram utilizados, muitas vezes, para colocar suas observações a respeito dos alunos e de suas aprendizagens. Pelo caráter reflexivo e catártico, os professores e os alunos expuseram nos diários não apenas elementos do universo educacional, mas de suas histórias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanças de concepções sobre a avaliação do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagógico do diário de aula.
Abstract: The general objective of this thesis is to investigate the way in which teachers and incarcerated students use the writing of classroom journals to narrate their experiences regarding the evaluation of teaching-learning. Specifically, the objectives are: i) to describe the meanings attributed by the students to the assessment of teaching-learning through the writing of classroom journals; ii) to identify the teaching dilemmas about the evaluation of learning which is narrated in the classroom journals; and iii) to present the changes in teachers' understanding related to the evaluation of teaching-learning during their experience with the pedagogical use of classroom journals. These objectives, when achieved, support the thesis that the writing of classroom journals favors the systematization of evaluation practices and contributes to the achievement of an evaluation which is committed to the quality of both student and teacher development, since the journal itself is already a reflective process on teaching and learning. That is, journaling has the potential to offer benefits such as teachers understanding how and when they evaluate, what they value most, what students feel and think about how they evaluate; thus, journaling can promote resizing of educational planning with respect to the evaluation of teaching-learning. This study is theoretically based on the works of Porlán (1987) and Zabalza (2004) on the reflective use of classroom journals to improve teaching practice and, consequently, student learning. Methodologically, qualitative and collaborative research was conducted in the form of a case study. The research was conducted in classrooms at EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. The sample consisted of 72 subjects, 62 of whom were incarcerated students and 10 teachers. Semi-structured interviews, document analysis and reflective sessions were used as research tools. The results indicate that classroom journals also served as evaluative records for the teachers and not only as reflective records about their own practices, since they were often used to note observations about the students and their learning. By its reflective and cathartic character, journaling has provided a means for teachers and students to express not only elements of their educational universe, but also of their life histories. All of the teachers participating in this study revealed that their conceptions of evaluating teaching-learning changed during the pedagogical use of classroom journals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38997
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