Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963
Tipo: Artigo de Evento
Título : Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações
Autor : Lima, Marteana Ferreira de
Palabras clave : Sociabilidade capitalista;Relações sociais
Fecha de publicación : 2010
Citación : LIMA, Marteana Ferreira de. Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Resumen en portugués brasileño: A reprodução da sociabilidade capitalista, não se tratando de um processo automático, concretiza-se mediante a internalização dos seus valores e concepções acerca do mundo, dos indivíduos, das relações de produção. Nesse sentido, é importante observar as considerações de Mészáros (1981, p.260): as relações sociais de produção capitalistas não se perpetuam automaticamente. Elas só o fazem porque os indivíduos particulares “interiorizam” as pressões exteriores: eles adotam as perspectivas gerais da sociedade de mercadorias como os limites inquestionáveis de suas próprias aspirações. É com isso que os indivíduos “contribuem para a manutenção de uma concepção de mundo” e para a manutenção de uma forma específica de intercâmbio social, que corresponde àquela concepção de mundo. (grifos no original). Mas, como viabilizar essa internalização em cada indivíduo particular? Através de quais mecanismos? Como impedir que outras concepções se constituam? Como manter a hegemonia burguesa? [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963
ISBN : 978-85-7862-139-1
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_eve_mfdelima.pdf142,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.