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dc.contributor.authorVasconcelos, Raquel Célia Silva de-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:40:57Z-
dc.date.available2019-01-21T14:40:57Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Raquel Célia Silva de. Os paradigmas culturais na constituição do sistema educacional brasileiro. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38961-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEduçação brasileirapt_BR
dc.subjectCultura universitáriapt_BR
dc.subjectSistema educacional brasileiropt_BR
dc.titleOs paradigmas culturais na constituição do sistema educacional brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrToda discussão sobre a educação no Brasil pressupõe uma analise do conceito de cultura quando se tem em vista que a demanda social por educação e o desenvolvimento vão refletir no processo de constituição do sistema educacional brasileiro. Por isso, é necessário compreender como se deu o processo de transplantação da cultura européia no Brasil colônia e no período de emergência da pequena burguesa em 1940 com a expansão imperialista no Brasil. São momentos históricos decisivos na concepção de educação implantada no país. Assim, estabelece-se no Brasil uma pedagógica que não passa de reproduções de modelos burgueses convencionados por países que detêm o conhecimento técnico-científico e o controle socioeconômico e político. Isto implica que esses países impõem ao mundo o paradigma cultural, político e econômico preso às concepções burguesas. Percebe-se no Brasil a presença do método pedagógico alheio à diferença cultural e à realidade política local. Isto se agrava com a expansão do processo de massificação por meio da cultura. A expansão da cultura de massa na Modernidade se firma por meio do nivelamento do pensamento que conduz o homem à condição de autômato. Isto demonstra que a educação universal proposta pela burguesia facilita a instrumentalização da razão.[...]pt_BR
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