Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38960
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A produção intelectual sobre a educação pré-escolar em Fortaleza no início do século XX: princípios pedagógicos e influências (1900 a 1940). |
Autor(es): | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Costa, Aline Gomes da Pinto, Neilyanne Almeida |
Palavras-chave: | Acordos;Técnicos estrangeiros;Intelectuais cearenses |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; COSTA, Aline Gomes da; PINTO, Neilyanne Almeida. A produção intelectual sobre a educação pré-escolar em Fortaleza no início do século XX: princípios pedagógicos e influências (1900 a 1940). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010 |
Resumo: | As iniciativas de escolas pré-primárias no Brasil, de acordo com Monarcha (2001), Bastos (2001), Kuhlmann Jr (2002) e Freitas (2001 e 2002), aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, ainda no século XIX. No Ceará, a primeira instituição encontrada foi a de D. Josepha da Costa Sidrim, por volta de 1896 (CIASCA; GONÇALVES, 2008). Teóricos estrangeiros como Rousseau, Pestallozzi, Montessori, Froebel, Freinet, entre outros influenciaram intelectuais brasileiros com suas obras e estudos sobre a educação de crianças em uma faixa etária anterior ao ingresso na escola primária. As diversas denominações: pré-escola, jardim da infância ou educação pré-primária eram aplicadas de acordo com as influências recebidas. Neste artigo, discutiremos como essas idéias educacionais chegaram ao estado do Ceará, a partir de uma pesquisa que buscou identificar os intelectuais, suas vidas e obras e suas colaborações na construção de um pensamento pedagógico voltado para a educação de crianças menores, em Fortaleza, entre os anos de 1900 e 1940. Nossas questões foram: Quem eram os intelectuais cearenses? Quais seus princípios pedagógicos? Quais os teóricos que os influenciavam? Até que ponto as iniciativas das províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo eram percebidas e recebidas em nosso estado?[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38960 |
ISBN: | 978-85-7862-139-1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_iflciasca.pdf | 156,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.