Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorCosta, Aline Gomes da-
dc.contributor.authorPinto, Neilyanne Almeida-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:39:03Z-
dc.date.available2019-01-21T14:39:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; COSTA, Aline Gomes da; PINTO, Neilyanne Almeida. A produção intelectual sobre a educação pré-escolar em Fortaleza no início do século XX: princípios pedagógicos e influências (1900 a 1940). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38960-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcordospt_BR
dc.subjectTécnicos estrangeirospt_BR
dc.subjectIntelectuais cearensespt_BR
dc.titleA produção intelectual sobre a educação pré-escolar em Fortaleza no início do século XX: princípios pedagógicos e influências (1900 a 1940).pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs iniciativas de escolas pré-primárias no Brasil, de acordo com Monarcha (2001), Bastos (2001), Kuhlmann Jr (2002) e Freitas (2001 e 2002), aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, ainda no século XIX. No Ceará, a primeira instituição encontrada foi a de D. Josepha da Costa Sidrim, por volta de 1896 (CIASCA; GONÇALVES, 2008). Teóricos estrangeiros como Rousseau, Pestallozzi, Montessori, Froebel, Freinet, entre outros influenciaram intelectuais brasileiros com suas obras e estudos sobre a educação de crianças em uma faixa etária anterior ao ingresso na escola primária. As diversas denominações: pré-escola, jardim da infância ou educação pré-primária eram aplicadas de acordo com as influências recebidas. Neste artigo, discutiremos como essas idéias educacionais chegaram ao estado do Ceará, a partir de uma pesquisa que buscou identificar os intelectuais, suas vidas e obras e suas colaborações na construção de um pensamento pedagógico voltado para a educação de crianças menores, em Fortaleza, entre os anos de 1900 e 1940. Nossas questões foram: Quem eram os intelectuais cearenses? Quais seus princípios pedagógicos? Quais os teóricos que os influenciavam? Até que ponto as iniciativas das províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo eram percebidas e recebidas em nosso estado?[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_iflciasca.pdf156,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.