Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38935
Tipo: Artigo de Evento
Título: De animais selvagens a cordeiors dóceis: representações e produção de sujeitos no Sistema Preventivo de Dom Bosco
Autor(es): Santos, Cícero Edinaldo dos
Palavras-chave: Campo historiográfico;História da Educação;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS, Cícero Edinaldo dos. De animais selvagens a cordeiors dóceis: representações e produção de sujeitos no Sistema Preventivo de Dom Bosco. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO: JUSTIÇA PEDAGOGIA.SOCIAL, DIVERSIDADES E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 5., 26 a 28 jun. 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Anais... Vitória da Conquista, Bahia, 2013.
Resumo: A História Cultural é um campo historiográfico multifacetado que agrega distintas maneiras de pesquisar a trajetória e as produções dos indivíduos no tempo e no espaço. Ao ser articulada com a História da Educação, ela passa a investigar as práticas escolares, as instituições de ensino, o processo de ensino-aprendizagem e os sistemas educativos numa perspectiva inovadora, destacando os mecanismos de produção e reprodução construídas na esfera educacional e vinculadas a polissêmica noção de cultura. Ao analisar fontes das/sobre instituições educativas, o historiador se depara com infinitas informações sobre esta temática, mas encontra também dificuldades, pois “lida com uma temporalidade escoada, com o não-vivido, que só se torna possível acessar através de registros e sinais do passado que chegam até ele.” (PESAVENTO, 2004, p, 42). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38935
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_cesantos.pdf52,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.