Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38927
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Contribuições das professoras supervisoras bolsistas do PIBID para formação docente de graduandos do curso de Pedagogia/UFC |
Autor : | Ferreira, Antônia Fernandes Linhares, Janne Mary Alves Cordeiro, Raimunda Maria de Abreu Oliveira, Sâmia Mendes Gonçalves de Chagas, Yasodaria Maria Mota Silva, Maria José Albuquerque da |
Palabras clave : | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID);Bolsista;Qualidade na educação |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | FERREIRA, Antônia Fernandes; LINHARES, Janne Mary Alves; CORDEIRO, Raimunda Maria de Abreu; OLIVEIRA, Sâmia Mendes Gonçalves de; CHAGAS, Yasodaria Maria Mota; SILVA, Maria José Albuquerque da. Contribuições das professoras supervisoras bolsistas do PIBID para formação docente de graduandos do curso de Pedagogia/UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014 |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo objetiva evidenciar contribuições de três professoras supervisoras bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação docente de licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, também bolsistas do programa em atividades desenvolvidas junto à educação infantil e Ensino Fundamental I, ou seja, do 1º ao 5º ano, em três instituições de ensino da rede municipal de ensino de Fortaleza/CE, a saber, escolas: Alvorada, Martinz de Aguiar e Santos Dumont. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelas professoras supervisoras com licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ambos bolsistas do PIBID, acerca de suas contribuições para a formação docente destes alunos. O tema educação suscita várias questões, entre elas: processo de ensino e aprendizagem, formação docente, avaliação da aprendizagem, políticas públicas, entre outras. Porém, todas elas têm em comum um aspecto desejado por muitos que atuam nessa área, a saber: qualidade. Não há como pensar qualidade na educação sem considerar a formação, a prática docente e a valorização profissional, pois esses são alguns dos elementos que motivam o professor para uma atuação compromissada, competente e criativa. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38927 |
ISSN : | 2316-1086 |
Aparece en las colecciones: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_ymmchagas.pdf | 184 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.