Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38917
Type: Artigo de Evento
Title: A gestão escolar e sua integração com a universidade e comunidade: possibilidades de parceria
Authors: Rodrigues, Camila Maria
Medeiros, Willana Nogueira
Therrien, Jacques
Keywords: Gestão escolar;Integração;Comunidade
Issue Date: 2014
Citation: RODRIGUES, Camila Maria; MEDEIROS, Willana Nogueira; THERRIEN, Jacques. A gestão escolar e sua integração com a universidade e comunidade: possibilidades de parceria. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Sustentada por três pilares: ensino, pesquisa e extensão, a Universidade hoje vivencia diariamente impasses para efetivar a sua integração com a comunidade que deveria ser espaço potencial de seus serviços. Enquanto recorte do projeto maior ‘Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM)’ que investiga as políticas e gestão educacional da referida região, o presente trabalho se propõe a investigar, especificamente, a articulação entre gestão escolar, universidade e comunidade desvendando suas possibilidades e seus impasses para uma ação mais pontual nas intervenções junto à gestão escolar. Apresenta-se, portanto, posicionamentos dos gestores escolares quando foram investigadas suas percepções sobre essa relação com indagações realizadas por ocasião do curso oferecido e da pesquisa de campo. A análise dos dados conduziu à percepção que o que parecia desconsiderado ou distante de se realizar no início da investigação necessita agora de uma organização da gestão que impulsione essa articulação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38917
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_cmrodrigues.pdf170,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.