Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38917
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A gestão escolar e sua integração com a universidade e comunidade: possibilidades de parceria |
Authors: | Rodrigues, Camila Maria Medeiros, Willana Nogueira Therrien, Jacques |
Keywords: | Gestão escolar;Integração;Comunidade |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | RODRIGUES, Camila Maria; MEDEIROS, Willana Nogueira; THERRIEN, Jacques. A gestão escolar e sua integração com a universidade e comunidade: possibilidades de parceria. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Sustentada por três pilares: ensino, pesquisa e extensão, a Universidade hoje vivencia diariamente impasses para efetivar a sua integração com a comunidade que deveria ser espaço potencial de seus serviços. Enquanto recorte do projeto maior ‘Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM)’ que investiga as políticas e gestão educacional da referida região, o presente trabalho se propõe a investigar, especificamente, a articulação entre gestão escolar, universidade e comunidade desvendando suas possibilidades e seus impasses para uma ação mais pontual nas intervenções junto à gestão escolar. Apresenta-se, portanto, posicionamentos dos gestores escolares quando foram investigadas suas percepções sobre essa relação com indagações realizadas por ocasião do curso oferecido e da pesquisa de campo. A análise dos dados conduziu à percepção que o que parecia desconsiderado ou distante de se realizar no início da investigação necessita agora de uma organização da gestão que impulsione essa articulação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38917 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_cmrodrigues.pdf | 170,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.