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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Antônio Jofran Rodrigues de-
dc.contributor.authorGuedes Sobrinho, Elísio Holanda-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Socorro Pereira-
dc.date.accessioned2019-01-18T14:20:50Z-
dc.date.available2019-01-18T14:20:50Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPAIVA, Antônio Jofran Rodrigues de; GUEDES SOBRINHO, Elísio Holanda; RODRIGUES, Maria Socorro Pereira. Avaliação de uma escola da zona rural da cidade de Tamboril-CE, segundo orientações do progestão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38886-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectQualidade na educaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação de uma escola da zona rural da cidade de Tamboril-CE, segundo orientações do progestãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs crescentes exigências sociais clamam por uma educação básica de qualidade, pela instituição de políticas educacionais comprometidas com o aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem, com a universalização da educação básica no sentido de beneficiar os segmentos mais desfavorecidos da população, tendo em vista o exercício da cidadania e o conseqüente crescimento social. Conforme estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de alunos do 1º e 2º grau vem crescendo substancialmente nos últimos 2 anos. O que mostra que a necessidade das pessoas de estudar. Aprender, para "sobreviver" de forma mais digna no mundo atual, extremamente competitivo, começa a ser atendida. Conforme referido veículo de informação, 63,8% dos trabalhadores no Brasil, não possuem o 1° grau completo. Durante muito tempo os professores foram associados a um corpo eclesial que agia com base na obediência e da vocação, (Tardif, 2002). Esse círculo pode ser interrompido com o deslocamento do eixo do debate para questões voltadas para a competência e a autonomia dos atores da prática docente-discente. Investir, portanto no crescimento individual e coletivo, buscando procurar reduzir os privilégios das minorias oportunistas que terminam por consumir recursos que fazem falta às maiorias carentes, aqueles que abandonam a escola entre 13 e 14 anos para auxiliar a manutenção da família ficando sem sequer a formação básica necessária a uma futura reciclagem.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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