Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva
Autor(es): Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Formação Continuada;Inclusão de crianças
Data do documento: 2005
Citação: MENDES, Debora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: A formação continuada e a inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais são temas atuais, emergentes no sistema educacional brasileiro, respaldados por uma legislação que reconhece o direito à diferença. Ações em direção à garantia de uma escola pública, qualificada e democrática tendem a suprimir atitudes que marginalizam e segregam uma grande parcela dos educandos das escolas regulares, impedindo que desenvolvam, com sucesso, o percurso escolar. Investir na melhoria da educação e principalmente na formação continuada dos docentes é também assegurar a criação e/ou manutenção de recursos que possibilitem a integração desse alunado. Assim, o problema central desse estudo consiste em avaliar a necessidade de formação contínua para professores que, cumprindo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), lei nº 9394/96, devem estar preparados para atender aos portadores de necessidades educativas especiais, oferecendo igualdade de oportunidades com o objetivo de uma educação para todos e com todos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_dllleitemiflciasca.pdf106,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.