Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38861
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação de aprendizagem: do exame à construção da autonomia |
Autor(es): | Moura, João Batista Vianey Silveira Lopes Júnior, Marcelo Mansueto Catrib, Ana Maria Fontenelle |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Práticas educacionais |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | MOURA, João Batista Vianey Silveira; LOPES JÚNIOR, Marcelo Mansueto; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação de aprendizagem: do exame à construção da autonomia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Resumo: | Refletir sobre a avaliação é uma tarefa de extrema complexidade. Ao tomarmos como referência à forma como a avaliação é realizada nas instituições educacionais, percebemos a multiplicidade de formas, conceitos, propósitos e práticas assumidas pela avaliação. Na prática da maioria dos professores e alunos, a avaliação tem sido utilizada de forma arbitrária, não passando de situações que envolvam exames e provas. Para muitos professores ela é considerada um instrumento que representa o controle sobre o que é ensinado e sobre a própria disciplina do aluno. Para uma boa parcela dos alunos, a avaliação, tida aqui como exame, representa o acerto de contas. Partindo destas indicações, podemos iniciar nossa abordagem com os seguintes questionamentos: qual o significado da avaliação de aprendizagem na prática educativa? Temos praticado a avaliação ou o exame? Por que e para que avaliamos? Como construir a avaliação no sentido de torná-la mais viável e construtiva, como afirma Luckesi? Que concepções os alunos tem da avaliação? Apresentaremos ao longo deste artigo algumas reflexões e indicações que nos permitirão compreender as concepções de avaliação. Não temos a pretensão de desenvolver um receituário sobre uma determinada prática avaliativa, mas ajudar a construir argumentos de uma prática avaliativa que seja. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38861 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_jbvsmoura.pdf | 145,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.