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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, João Batista Vianey Silveira | - |
dc.contributor.author | Lopes Júnior, Marcelo Mansueto | - |
dc.contributor.author | Catrib, Ana Maria Fontenelle | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:12:51Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T12:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, João Batista Vianey Silveira; LOPES JÚNIOR, Marcelo Mansueto; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação de aprendizagem: do exame à construção da autonomia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38861 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Avaliação de aprendizagem: do exame à construção da autonomia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Refletir sobre a avaliação é uma tarefa de extrema complexidade. Ao tomarmos como referência à forma como a avaliação é realizada nas instituições educacionais, percebemos a multiplicidade de formas, conceitos, propósitos e práticas assumidas pela avaliação. Na prática da maioria dos professores e alunos, a avaliação tem sido utilizada de forma arbitrária, não passando de situações que envolvam exames e provas. Para muitos professores ela é considerada um instrumento que representa o controle sobre o que é ensinado e sobre a própria disciplina do aluno. Para uma boa parcela dos alunos, a avaliação, tida aqui como exame, representa o acerto de contas. Partindo destas indicações, podemos iniciar nossa abordagem com os seguintes questionamentos: qual o significado da avaliação de aprendizagem na prática educativa? Temos praticado a avaliação ou o exame? Por que e para que avaliamos? Como construir a avaliação no sentido de torná-la mais viável e construtiva, como afirma Luckesi? Que concepções os alunos tem da avaliação? Apresentaremos ao longo deste artigo algumas reflexões e indicações que nos permitirão compreender as concepções de avaliação. Não temos a pretensão de desenvolver um receituário sobre uma determinada prática avaliativa, mas ajudar a construir argumentos de uma prática avaliativa que seja. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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