Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819
Type: Artigo de Evento
Title: Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
Authors: Fialho, Lia Machado Fiuza
Valdés, Maria Teresa Moreno
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Ensino Fundamental;Escola
Issue Date: 2005
Citation: FIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_lmffialho.pdf93,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.