Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os significados construídos ao problema solucionável
Autor(es): Machado, Rosélia Costa de Castro
Moreira, Rui Verlaine Oliveira
Palavras-chave: Ensino da matemática;Geometria como ciência;Grandezas matemáticas
Data do documento: 2005
Citação: MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_rccmachado.pdf310,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.