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Tipo: TCC
Título: Gestão do desenvolvimento de pessoas baseado na avaliação de colaboradores: um estudo de caso na enel distribuição Ceará
Autor(es): Amarilo, Killian Mota
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Avaliação de desempenho;Processos de gestão
Data do documento: 2018
Citação: AMARILO, K. M. Gestão do desenvolvimento de pessoas baseado na avaliação de colaboradores: um estudo de caso na Enel distribuição Ceará. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação de desempenho adotada na Enel Distribuição Ceará, identificando quais são e como ocorrem os principais processos de gestão de pessoas que se baseiam nesta ferramenta. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se em autores como Chiavenato (2010), Dessler (2003) e Dutra (1996), que consideram a avaliação de desempenho um relevante mecanismo para suportar e planejar as decisões importantes de recursos humanos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva e estudo de caso. O lócus da pesquisa foi a distribuidora de energia do estado do Ceará e os dados foram obtidos por meio de fontes secundárias, ou seja, dos relatórios de desempenho de seus colaboradores. Como resultado da análise pôde-se perceber que o processo é conduzido em fases de definição de metas, análise de resultados objetivos e subjetivos, calibração de resultados subjetivos, definição de quadrante de avaliação e por fim o desmembramento nos processos de Recursos Humanos, todas as etapas têm critérios bem definidos e divulgados de forma transparente na organização, no entanto devido a robustez do processo o maior desafio é o tempo de execução das etapas de avaliação. A conclusão desta pesquisa revela que a Enel, ao utilizar o modelo de avaliação de desempenho, planeja e suporta suas decisões de recursos humanos com finalidade de desenvolver seus funcionários e contribuir para o crescimento de seus negócios.
Abstract: This research proposes to present the Competency Management System used in the Enel Power Company of Ceará, identifying which are and how do the main processes of people management that are based on this tool. The theoretical basis of this research is based on authors such as Chiavenato (2010), Dessler (2003) and Dutra (1996), who consider performance evaluation a relevant mechanism to support and plan important human resource decisions. This work is characterized as a case study, the methodology used was an exploratory-descriptive research, through the collection of information from the energy distributor of the state of Ceará, using as a sample the performance reports of its own employees. As a result of the analysis it can be seen that the process is conducted in phases of goal setting, analysis of objective and subjective results, calibration of subjective results, definition of evaluation quadrant and, finally, breakdown in Human Resources processes, all However, due to the robustness of the process, the biggest challenge is the execution time of the evaluation stages. The conclusion of this research reveals that Enel, using the performance evaluation model, plans and supports its human resources decisions to develop its employees and contribute to the growth of its business.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38684
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