Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38501
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A escritura queer de João Gilberto Noll invade o mercado editorial brasileiro
Autor : Soares, Mayana Rocha
Silva, Márcia Rios da
Palabras clave : Escritura queer;Mercado editorial;Literatura Brasileira;João Gilberto Noll
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : SOARES, Mayana Rocha; SILVA, Márcia Rios da. A escritura queer de João Gilberto Noll invade o mercado editorial brasileiro. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 82-97, jul./set. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem por finalidade discutir a noção de escritura queer em Canoas e marolas (1999), Sou eu! (2009) e Anjo das ondas (2010), produções literárias do escritor gaúcho João Gilberto Noll que mais atendem às estratégias de comercialização e ampliação de público, largamente empregadas por diferentes casas editoriais. Tendo conquistado reconhecimento e prestígio junto a uma comunidade de leitores cultos e a instâncias legitimadoras da chamada literatura canônica, Noll publicou romances que alcançaram uma expressiva aceitação por parte de um público maior, sem que isso tenha abalado o seu capital simbólico acumulado ao longo da carreira literária. Neste trabalho, parte-se da compreensão de que o escritor produziu um conjunto de textos, quer sejam denominados eruditos, quer sejam considerados comerciais, que pode ser lido a partir da noção de escritura queer, ou escritura da diferença, elaborada por Helder Maia (2014), a qual põe em questionamento, tornando-se dissidente, o regime político heteronormativo dos corpos, na recusa às normalizações de sexualidade e gênero.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38501
ISSN : 1980-4571
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_mrsoaresmrsilva.pdf618,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.