Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38485
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento infantil e ensino: concepções de professoras de educação infantil
Autor(es): Souza, Susyane Katlyn Thum de
Malanchen, Julia
Palavras-chave: Educação infantil;Ensino;Desenvolvimento infantil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SOUZA, Susyane Katlyn Thum de; MALANCHEN, Julia. Desenvolvimento infantil e ensino: concepções de professoras de educação infantil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 93-109, maio/ago. 2018.
Resumo: Duas perspectivas teóricas são predominantes nos estudos sobre desenvolvimento infantil. Cada uma dessas perspectivas é base para um entendimento diferente sobre a relação entre ensino e desenvolvimento. Enquanto na perspectiva de Piaget (1970) o ensino deve acompanhar o desenvolvimento infantil e adaptar-se às necessidades e possibilidades cognitivas da criança, na perspectiva histórico-cultural, a partir de Vigotski (1995), entende-se que o ensino promove o desenvolvimento, sendo determinante o papel do professor na organização e planejamento de um ensino que possibilite o desenvolvimento integral da criança. Em muitos casos, é comum que essas perspectivas sejam entendidas como complementares, em outros elas são entendidas como excludentes. Adotamos o ponto de vista de que há divergência entre as concepções tanto no âmbito epistemológico quanto no sentido ontológico (FACCI, 2006). O presente artigo problematiza a atividade pedagógica dos professores atuantes na Educação Infantil, pois entende que há um ecletismo na fundamentação teórica das concepções de desenvolvimento, redundando em práticas imprecisas e oscilantes. Além disso, a partir de um estudo empírico de natureza qualitativa, realizado com profissionais atuantes em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Foz do Iguaçu (PR), evidenciaremos alguns dados que permitem refletir sobre as implicações advindas das imprecisões na compreensão sobre desenvolvimento infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38485
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_sktsouzajmalanchen.pdf268,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.