Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38471
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Corpos nus e corpos vestidos: Tasso e a Idade de Ouro |
Autor : | Palumbo, Matteo Angelo |
Palabras clave : | Corpo;Nudez;Pecado |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | PALUMBO, Matteo Angelo. Corpos nus e corpos vestidos: Tasso e a Idade de Ouro. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 296-309, abr./jun. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O escritor italiano Torquato Tasso confere uma importância enorme à Idade do Ouro. A peça Aminta comemora aquela época, valorizando daquele tempo feliz principalmente a nudez dos corpos. Tal tema, porém, na produção de Tasso apresenta uma configuração extremamente articulada. No poema Jerusalém Libertada, que foi composto posteriormente a Aminta, o ponto de vista muda completamente: a nudez é expressão do mal. O Cristianismo ocupa completamente na Jerusalém Libertada o espaço da representação e constitui a única forma de civilidade. Não pode haver um precedente, ainda que remoto como a Idade do Ouro, cheio de lisonjas ameaçadoras e carregadas de uma perigosa verdade natural, nem pode haver uma alternativa para suas leis e para sua antropologia, o que poderia ser proposto pelos hábitos dos povos selvagens. Por isso não deve surpreender que a Idade do Ouro na Jerusalém Libertada seja retratada apenas em termos de uma crença fantástica, de uma opinião arbitrária e inconsciente, que pertencia aos homens antigos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38471 |
ISSN : | 1980-4571 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mapalumbo.pdf | 838,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.