Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38461
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americana
Autor : Carneiro, Raimundo Fábio Gomes
Palabras clave : Barroco;Neobarroco;América-Latina
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : CARNEIRO, Raimundo Fábio Gomes. Avalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americana. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 195-211, abr./jun. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa a apropriação de um estilo de escrita neobarroco por parte do escritor pernambucano Osman Lins, bem como alguns desdobramentos dessa escolha estética feita em sua obra Avalovara (1973). Como aparato teórico, buscamos apoio principalmente na análise de Irlemar Chiampi sobre a apropriação e ressignificação da estética barroca por autores latino-americanos do século XX, em Barroco e Modernidade (1998) e O Realismo maravilhoso (2012). A partir da observação de que Avalovara apresenta um grau de complexidade em sua leitura e ao mesmo tempo uma variação imensa de recursos estilísticos e conceituais que fazem de seu texto uma construção contestadora não só do modo usual e “clássico” de narrar, mas de toda uma série de modelos de interpretação do mundo impostos de fora aos países latino-americanos, procuramos demonstrar que a obra pode ser analisada, segundo a tese de Chiampi, como representante do modo de contestação que os neobarrocos fazem à lógica utilitária dos sistemas de ideias regentes da sociedade ocidental.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38461
ISSN : 1980-4571
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_rfgcarneiro.pdf656,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.