Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38461
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americana |
Autor : | Carneiro, Raimundo Fábio Gomes |
Palabras clave : | Barroco;Neobarroco;América-Latina |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | CARNEIRO, Raimundo Fábio Gomes. Avalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americana. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 195-211, abr./jun. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo analisa a apropriação de um estilo de escrita neobarroco por parte do escritor pernambucano Osman Lins, bem como alguns desdobramentos dessa escolha estética feita em sua obra Avalovara (1973). Como aparato teórico, buscamos apoio principalmente na análise de Irlemar Chiampi sobre a apropriação e ressignificação da estética barroca por autores latino-americanos do século XX, em Barroco e Modernidade (1998) e O Realismo maravilhoso (2012). A partir da observação de que Avalovara apresenta um grau de complexidade em sua leitura e ao mesmo tempo uma variação imensa de recursos estilísticos e conceituais que fazem de seu texto uma construção contestadora não só do modo usual e “clássico” de narrar, mas de toda uma série de modelos de interpretação do mundo impostos de fora aos países latino-americanos, procuramos demonstrar que a obra pode ser analisada, segundo a tese de Chiampi, como representante do modo de contestação que os neobarrocos fazem à lógica utilitária dos sistemas de ideias regentes da sociedade ocidental. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38461 |
ISSN : | 1980-4571 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rfgcarneiro.pdf | 656,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.