Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia |
Autor(es): | Yaegashi, Solange Franci Raimundo Camacho, Rita de Cássia da Silva Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella Caetano, Luciana Maria |
Palavras-chave: | Dislexia;Atuação pedagógica;Representações sociais;Pedagogia |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_sfryaegashircscamacho.pdf | 310,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.