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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
Autor(es): Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Camacho, Rita de Cássia da Silva
Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella
Caetano, Luciana Maria
Palavras-chave: Dislexia;Atuação pedagógica;Representações sociais;Pedagogia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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