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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Yaegashi, Solange Franci Raimundo | - |
dc.contributor.author | Camacho, Rita de Cássia da Silva | - |
dc.contributor.author | Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella | - |
dc.contributor.author | Caetano, Luciana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T15:07:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T15:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Atuação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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