Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
Autor : | Paes Neto, Gabriel Pereira Furtado, Renan Santos Teixeira, Sônia dos Santos |
Palabras clave : | Gramsci;Educação;Educação física;Hegemonia;Escola |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_gppnetorsfurtado.pdf | 241,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.