Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
Autor : Paes Neto, Gabriel Pereira
Furtado, Renan Santos
Teixeira, Sônia dos Santos
Palabras clave : Gramsci;Educação;Educação física;Hegemonia;Escola
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
ISSN : 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_gppnetorsfurtado.pdf241,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.