Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38422
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a Metodologia Telessala™: um estudo de caso do Programa Autonomia
Título em inglês: Professional teaching practices transformation with reference to Telessala Methodology™: a case study of Autonomy Programme
Autor(es): Mendonça, Ana Teresa Pollo
Cosme, Ariana
Palavras-chave: Metodologia Telessala™;Programa Autonomia;Transformação;Práticas docentes
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: MENDONÇA, Ana Teresa Pollo; COSME, Ariana. A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a Metodologia Telessala™: um estudo de caso do Programa Autonomia. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 19, p. 133-152, jan./jun. 2018.
Resumo: Nesse artigo, analisam-se as transformações nas práticas pedagógicas de educadores que utilizaram a Metodologia Telessala™ no Programa Autonomia entre 2009 e 2015, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em distorção idade-série. Procura-se compreender quais as mudanças que ocorreram na sua identidade profissional e pessoal a partir do trabalho unidocente, interdisciplinar e organizado de forma modular e não seriada; com um currículo contextualizado, problematizado e vivenciado através de uma dinâmica em que o professor assume o papel de mediador pedagógico e o conhecimento é construído coletivamente junto aos educandos, divididos em quatro equipes. Para esse trabalho, os docentes passaram por um processo de formação continuada, no início de cada módulo, onde se esperava que fortalecessem pressupostos teórico-metodológicos, como a Leitura de Imagem e a escrita do Memorial e dialogassem com a experiência de outros professores; durante os acompanhamentos pedagógicos em sala de aula que objetivavam identificar as suas conquistas e dar atenção aos desafios; e nos encontros de planejamento em grupo, com a presença da Equipe Multidisciplinar. Reflete-se ainda sobre a possibilidade de aplicação dessa didática alternativa no ensino regular ou em outros contextos educacionais, tendo em vista as suas contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contextos de elevados índices de fracasso e evasão escolar.
Abstract: This article seeks to analyze the transformations in the pedagogical practices of educators who used the Telessala Methodology™ in the Autonomy Programme between 2009 and 2015, a partnership between Roberto Marinho Foundation (FRM) and Rio de Janeiro State Education Department (SEEDUC), Brazil, which aims accelerate the studies of students with discrepancy between age and grade for the conclusion of Basic Education. It seeks to understand what changes have occurred in their professional and personal identity as single teachers with an interdisciplinary and not-serial but modular organized work; a contextualized and problematized curriculum experienced through a routine in which the teacher assumes the role of pedagogical mediator and the knowledge is constructed collectively with the students, divided in four Teams. For this, they undergo through a process of continuous training, at the beginning of each module, where they strengthen the theoretical and methodological assumptions, as Image Reading and the Memorial writing and dialogue with other teachers experiences; during the pedagogical accompaniments into the classrooms, that aim to identify their achievements and give attention to the challenges; and in the collective planning meetings with the presence of the multidisciplinary team. Reflect about the possibility of applying this alternative didactic in regular education or other educational contexts, considering their contributions to the quantitative and qualitative improvement of the teaching and learning process in situations of high failure rates and school dropout.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38422
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_atpmendonçaacosme.pdf207,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.