Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38387
Type: Artigo de Periódico
Title: Busca de medida de complexidade textual numa abordagem funcionalista
Authors: Gomes, João Bosco Figueiredo
Mendes, Wellington Vieira
Keywords: Funcionalismo linguístico;Complexidade Textual;Avaliação
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: GOMES, João Bosco Figueiredo; MENDES, Wellington Vieira. Busca de medida de complexidade textual numa abordagem funcionalista. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 419-441, maio/ago. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Desde o final dos anos 70, a busca por medidas de compreensão, de inteligibilidade e de complexidade de textos vêm interessando, principalmente, aos estudiosos de várias áreas, às instituições de avaliação de ensino e a professores de línguas no Brasil. Surgiram várias fórmulas e técnicas baseadas na estrutura do texto, além da avaliação subjetiva baseada em faixa etária e em preferências pessoais. No entanto, desconhece-se uma medida de complexidade textual que se baseie em aspectos verbais e visuais numa abordagem funcionalista. Este artigo relata uma investigação que objetiva buscar um instrumento de avaliação do nível de complexidade de textos verbais e visuais, por meio do emprego de recursos tecnológicos computacionais, baseado em categorias e princípios funcionalistas. Para tanto, tem, sobretudo, a Linguística Funcional e a Linguística de Corpus como orientação teórica e metodológica para a análise dos recursos verbais e visuais. Toma como amostra de estudo textos e provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), submetidos a uma comparação quantitativa e estatística com dados de textos de referência do Corpus Lácio- Ref (ALUÍSIO et al., 2003). A comparação quantitativa entre os corpora forneceu dados para a elaboração de fórmulas de medida que avaliam, de forma escalar, textos de língua portuguesa, a partir de três níveis de complexidade: estrutural, cognitiva e visual. Conclui-se que a proposta é de fácil acesso e que, por meio do emprego de recursos tecnológicos computacionais, pode-se prover a análise da complexidade de apenas um texto como de textos em grande monta.
Abstract: Since the end of the 1970s, the search for measures of comprehension, intelligibility and complexity of texts has been interesting, mainly, to scholars from several areas, to institutions of teaching evaluation and to Language teachers in Brazil. Many formulas and techniques based on structural features of the text came up, besides the subjective evaluation based on age and personal preferences. However, it is unknown a textual complexity measure based on verbal and visual aspects in a functionalist approach. This article reports an investigation that aims to search an instrument of evaluation of the level of complexity of verbal and visual texts by using computational technological resources, based on categories and functionalist principles. For that, it has, above all, Functional Linguistics and Linguistics of Corpus as theoretical and methodological orientation for the analysis of the verbal and visual resources. It takes as study sample texts and tests of the National High School Exam (ENEM), submitted to a quantitative and statistical comparison with data of reference texts of the Corpus Lácio-Ref (ALUÍSIO et al., 2003). The quantitative comparison between corpora has provided data for the elaboration of formulas of measures that evaluate, in a scalar way, Portuguese language texts, from three levels of complexity: structural, cognitive and visual. It is concluded that the proposal is of easy access and that by using computational technological resources, it can be provided the analysis of the complexity of only one text as well as of texts in large amounts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38387
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jbfgomeswvmendes.pdf691,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.