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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38383
Type: | TCC |
Title: | Intervenções educativas sobre planejamento familiar para mulheres vivendo com HIV |
Authors: | Oliveira, Patrícia Costa de |
Advisor: | Galvão, Marli Teresinha Gimeniz |
Keywords: | HIV;Planejamento Familiar;Educação em Saúde;Promoção da Saúde |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | OLIVEIRA, P. C. L. Intervenções educativas sobre planejamento familiar para mulheres vivendo com HIV. 2018. 34 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Planejamento familiar é um conjunto de ações educativas, preventivas e/ou clínicas com o objetivo de ofertar regulação da fecundidade, dando possibilidades para as pessoas evitarem ou realizarem uma gestação, controlarem o número de filhos e quando estes serão gerados. Embora a política de planejamento familiar seja bastante difundida, ainda há muitos déficits na atenção, especialmente no que se refere as pessoas vivendo com HIV. O objetivo desse trabalho é identificar na literatura as intervenções educativas direcionadas para o planejamento familiar de mulheres que vivem com HIV. O estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, cuja questão norteadora foi: Quais as intervenções educativas sobre planejamento familiar direcionadas às mulheres que vivem com HIV? Os dados foram obtidos por meio de busca realizada no mês de setembro de 2018 nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e SCOPUS. A amostra foi composta por oito artigos, com intervalo de tempo da publicação entre os anos de 2007 e 2017. A classificação dos estudos quanto aos níveis de evidência, indicou três de nível II, um de nível III, três de nível IV e um de nível VI. Em sua maioria, os estudos retrataram palestras em grupos ou sessões de aconselhamento individuas, abordando vários aspectos do planejamento familiar. Também foram utilizados vídeos educativos e material impresso. As ações incentivavam o uso de métodos contraceptivos. Conclui-se que a produção científica sobre intervenções educativas no âmbito do planejamento familiar de mulheres vivendo com HIV ainda é bem restrita, principalmente no Brasil, onde não se identificou ações realizadas. Faz-se necessário maior estímulo de profissionais para realizarem esse tipo de abordagem. |
Abstract: | Family planning is a set of educational, preventive and / or clinical actions with the objective of offering fertility regulation, giving people possibilities to avoid or perform a pregnancy, control the number of children and when they will be generated. Although family planning policy is widespread, there are still many deficits in care, especially with regard to people living with HIV. The objective of this study is to identify in the literature the educational interventions aimed at the family planning of women living with HIV. The study consists of an integrative review of the literature, whose guiding question was: What educational interventions on family planning aimed at women living with HIV? The data were obtained by means of a search carried out in September 2018 in the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e SCOPUS. The sample consisted of eight articles, with publication time interval between 2007 and 2017. The classification of the studies regarding levels of evidence indicated three level II, one level III, three level IV and one level VI. For the most part, the studies portrayed lectures in groups or individual counseling sessions, addressing various aspects of family planning. Educational videos and printed material were also used. The actions encouraged the use of contraceptive methods. It is concluded that the scientific production on educational interventions in the family planning of women living with HIV is still very restricted, mainly in Brazil, where no actions were identified. It is necessary to increase the encouragement of professionals to carry out this type of approach. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38383 |
Appears in Collections: | ENFERMAGEM - Monografias |
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