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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Edgar Nogueira | - |
dc.contributor.author | Fialho, Lia Machado Fiuza | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Lucila Moraes | - |
dc.contributor.author | Souza, Antoniele Silvana de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-24T12:39:22Z | - |
dc.date.available | 2018-12-24T12:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Edgar Nogueira; FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARDOSO, Lucila Moraes; SOUZA, Antoniele Silvana de Melo. A oralidade na história da educação e psicologia: caminhos e interseções. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p.116-134. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-602-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38348 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Psicologia e Educação | pt_BR |
dc.title | A oralidade na história da educação e psicologia: caminhos e interseções | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A construção deste capítulo é fruto de uma experiência vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação com área de concentração em Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará. Na disciplina História Oral e Biografias do referido Programa, foi possível conhecer a perspectiva de diversos autores, tais como Meihy (2007), Ferreira e Amado (1998) e Santos e Araújo (2007) que apreendem a História Oral como metodologia de pesquisa, Matos e Senna (2011) e Portelli (2011), que percebem a História Oral como fonte de pesquisa, Esquinsani (2012) e Meyhi (2007) que entendem a narrativa biográfica como um movimento significativo de reinterpretação de si mesmo e Silveira (2007), que fala da importância do perfil do pesquisador historiador. Partindo destes autores, conhecendo as perspectivas que trazem em torno da oralidade, da metodologia de história oral, dos conceitos de história e as representações que este conceito passa a ter na história da educação, surgiu a curiosidade no que diz respeito à oralidade e a postura do pesquisador que trabalha com este método de pesquisa. Ferreira e Amado (1998, p.15), ao dizer que “abordar o fenômeno da oralidade é ver-se defronte e aproximar-se bastante de um aspecto central da vida dos seres humanos: o processo de comunicação [...]”, jádeixa claro a seriedade com que se deve tratar o fenômeno da oralidade. De igual modo, a Psicologia valoriza a relação entre narrador e interlocutor, e os efeitos desta relação. Neste campo teórico, muito se trabalha com o recurso da Palavra, sendo que diversas abordagens psicoterápicas se detêm ao potencial que este exercício de falar da própria história possui para o alcance dos objetivos da psicoterapia, conforme será visto adiante ao abordar a importância da fala para algumas abordagens psicoterápicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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