Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38341
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Foucault: sexualidade e escola
Autor(es): Soares, Emanoel Luís Roque
Palavras-chave: Sexualidade;Valorização das diferenças;Respeito à diversidade cultural;Foucault, Michel,1926-1984 - Crítica e Interpretação;Comportamento sexual;Filosofia da sexualidade
Data do documento: 2018
Citação: SOARES, Emanoel Luís Roque. Foucault: sexualidade e escola. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 91-108.
Resumo: Percebo que os espaços escolares – onde se deveria enaltecer a todo custo o equilíbrio equânime, partindo de trocas de conhecimento entre saberes e experiências das diversas e diferentes culturas – vêm sendo utilizados como espaços onde mais acontecem a exclusão e a desqualificação dos diferentes; onde as questões ligadas à sexualidade ficam por trás de um discurso da heteronormatividade, que escolhe o que deve ou não deve ser falado ou ensinado sobre sexo. Por isso, neste texto, tratarei sobre as discussões acerca do conceito do “dispositivo” chamado sexualidade e tentarei, timidamente, tecer conjecturas sobre a atuação de docentes, entendendo que a escola deve ser um espaço de acolhida às diferenças, espaço de saber e poder, em que todos devem ser iguais sem a desconsideração das suas diferenças e ainda que este olhar de acolhimento deve, primeiramente, sempre partir do educador, visando a uma igualdade na diferença sem distorções ou distinções. É o próprio Foucault (1995, p. 244) que, entrevistado por Alain Grosrichard na Microfísica do poder, nos esclarece o significado de “dispositivo”: Através deste termo tento demarcar, em primeiro lugar, um conjunto decididamente hegemônico que engloba discursos, instituições, organizações arquitetônicas, decisões regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas. Em suma, o dito e o não dito são os elementos do dispositivo. O dispositivo é a rede que se pode estabelecer entre estes elementos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38341
ISBN: 978-85-8126-170-6
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_elrsoares.pdf98,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.