Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38291
Tipo: | TCC |
Título: | Fracasso escolar |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Eliana de Sousa |
Orientador: | Menezes, Gláucia Maria de |
Palavras-chave: | Fracasso escolar;Fracasso escolar- Ensino Fundamental |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | RODRIGUES, MARIA ELIANA DE SOUSA. Fracasso escolar. 2003. 45f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
Resumo: | Foi analisado o fracasso escolar no ensino fundamental, na rede pública. A revisão bibliográfica focaliza o fracasso escolar como um dos problemas mais sérios e de difícil solução no âmbito do sistema escolar brasileiro. Constata-se que a pelo menos seis décadas as altas taxas de reprovação e evasão são denunciadas e, no entanto, este quadro, pouco se alterou. As medidas tomadas para incentivar a permanência dos alunos na escola ainda são insuficientes, faz-se necessário o envolvimento tanto do poder público, como dos educadores e a sociedade civil como um todo. Conhecer os motivos que envolvem os que “fracassam”, torna-se essencial, pois se começa a deixar de fazer análises abstratas para identificar concretamente quando ocorre e em que circunstâncias a escola apresenta um rendimento indesejado. A culpa do fracasso escolar não é simplesmente da criança, existem fatores diversos que podem atuar de formas a condicionar a dificuldade da criança na escola. As condições materiais, cotidianas da vida da maioria dos que freqüentam a escola pública, são de fato precárias: alimentação deficiente, ausência de estímulos, trabalho infantil são fatores que contribuem para o fracasso escolar. Na verdade trata-se de um sintoma de uma sociedade extremamente desigual, que discutiremos analisando o papel da escola, do aluno e do professor. A escola tem importante função de socializar o saber e formar atitudes compatíveis com a organização social vigente, onde todos alcancem o pleno exercício da cidadania. Procurar identificar, conhecer e diagnosticar o fenômeno do fracasso escolar constitui-se fator decisivo para vencê-lo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38291 |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_mesrodrigues.pdf | 323,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.