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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Morais, Antonia Haydée Bomfim | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:21:08Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Antonia Haydée Bomfim. Formação continuada: provocação de mudanças na educação básica. 2003. 55.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38277 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Educacional | pt_BR |
dc.title | Formação continuada: provocação de mudanças na educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A reflexão proposta nesta monografia é mais um desafio a ser desvelado quanto à formação continuada do docente, dos contextos sociais, políticos, econômicos e educacionais desde o aspecto mais amplo ao mais local, além da própria instituição escolar, onde o cotidiano dos que fazem a escola é vivenciado e construído. As concepções de teóricos da educação foram os suportes para a reflexão sobre a formação continuada do docente, como também as concepções de vários educadores-professores de escolas públicas e particulares em Fortaleza/CE, que por questões éticas seus nomes foram preservados. A formação continuada desenhada neste trabalho é voltada para o professor reflexivo, por se considerar que as mudanças consistentes e competentes acontecerão com um novo paradigma de professor, e, conseqüentemente um novo rosto institucional de escola nascerá. O insistente exercício do pensar esta modalidade de educação se prende a convicção de que a formação continuada provocará mudanças na educação básica, a partir do repensar sobre as contradições, as diferenças, as necessidades dos educadores e dos educandos. Finalmente, uma leitura de mundo, de pessoa e das práticas escolares, na busca de respaldo nos saberes científicos e escolares, será envidada. Acredita-se que o processo se consolida na reflexão de onde emerge uma ação. Por sua vez, da ação emerge novas reflexões, processo ciclo, contínuo, pessoal e coletivo, onde a construção do saber é um constante vir a ser. A reflexão objeto de estudo gerou uma proposta de educação continuada com o intuito de socializar e partilhar os saberes culturalmente acumulados, construir novos saberes a fim de que seja experimentada tal como foi concebida ou com adaptações de acordo com as realidades de cada professor e de cada escola. É uma proposta aberta a contribuições, respeitando a essência e os princípios de uma educação renovada e renovadora. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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