Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273
Type: | TCC |
Title: | Evolução histórico-social da educação brasileira |
Authors: | Machado, Adriano Silveira |
Advisor: | Ferreira , Luiz Gonzaga Rebouças |
Keywords: | Movimentos sociais;Educação;Período colonial e republicano |
Issue Date: | 2003 |
Citation: | MACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_asmachado.pdf | 283,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.