Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273
Tipo: TCC
Título: Evolução histórico-social da educação brasileira
Autor(es): Machado, Adriano Silveira
Orientador: Ferreira , Luiz Gonzaga Rebouças
Palavras-chave: Movimentos sociais;Educação;Período colonial e republicano
Data do documento: 2003
Citação: MACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumo: O presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_asmachado.pdf283,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.