Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38212
Tipo: TCC
Título: Cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, em água de esgoto doméstico tratado em lagoas de estabilização.
Autor(es): Fernandes, Karla Roberta Batista
Orientador: Oliveira, Moisés Almeida
Palavras-chave: Tilápia (Peixe);Tilápia do Nilo - Criação;Recursos hídricos - Uso racional;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: FERNANDES, Karla Roberta Batista. Cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, em água de esgoto doméstico tratado em lagoas de estabilização. 2007. 33 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Nos dias atuais, tanto nos países localizados em áreas semi-áridas ou não, devido à escassez de água doce, faz-se necessária a busca de alternativas que possibilitem o uso racional dos recursos hídricos nessas regiões. O presente trabalho, que se trata de um estudo preliminar, tem como objetivo geral avaliar a viabilidade da utilização de esgoto doméstico tratado na piscicultura. Foram utilizados dois viveiros de 50m3 de volume (10,0 x 5,0 x 1,0m), ambos abastecidos com esgoto doméstico tratado proveniente de um sistema de lagoas de estabilização. Foi verificado o efeito da aeração externa através do uso de um aerador de sucção com potência de 3/4 CV em um dos tanques. O experimento realizou-se no Centro Experimental de Reúso de Esgotos, localizado na cidade de Aquiraz — CE. Todos os tanques foram povoados com juvenis de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, revertidos sexualmente para machos, com peso médio inicial de 114,4g, e densidade de estocagem de 2 peixes/m2, 100 alevinos por viveiro. O experimento teve duração de 149 dias, onde se esperava que os peixes chegassem ao peso médio final de 800,0g, estando assim em uma gramatura comercial com bom valor de mercado. Foram também obtidos dados de crescimento da espécie cultivada, no sentido de se estabelecer estudos comparativos quanto ao desenvolvimento em peso e comprimento nos dois diferentes tratamentos experimentais assim obtiveram-se as curvas comparativas de desempenho. De acordo com os resultados alcançados o melhor índice de desenvolvimento foi aquele relacionado ao tratamento "2", ou seja, praticado em água de esgoto tratado em viveiros dotados de aeração artificial, onde após os 149 dias de cultivo os indivíduos atingiram peso médio final foi de 751,2 gramas/peixe. Já no tratamento "1", onde o cultivo foi desenvolvido em viveiro abastecido com água de esgoto tratado e sem aeração adicional o rendimento de cultivo foi muito baixo, alcançando apenas 316,0 gramas/peixe de peso médio final. Por estes resultados pode-se concluir que: O desenvolvimento de cultivos de tilápia do Nilo em alevinagem praticada com água de esgotos tratados em lagoas de estabilização se mostra viável desde que seja utilizada a tecnologia da aeração mecânica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38212
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_krbfernandes.pdf34,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.