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dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorGurgel, Sacha Magalhães Sá-
dc.date.accessioned2018-12-19T17:01:34Z-
dc.date.available2018-12-19T17:01:34Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationGURGEL, Sacha Magalhães Sá. Avaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão social. 2006. 34f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38205-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesempenho escolapt_BR
dc.subjectSistema educacional brasileiropt_BR
dc.titleAvaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o papel da avaliação do desempenho escolar e, sobretudo da educação, discutir que para o desenvolvimento. Não é possível obter êxitos sem o alicerce de um povo que se educa para a cidadania. O sistema educacional brasileiro apresenta baixos índices de conclusão do ensino básico, com altos índices de evasão e repetência, e acentuadas disparidades educacionais entre as várias regiões. Essa baixa qualidade da educação, principalmente a pública, é ligada a uma ineficiente administração e gerenciamento educacional, uso insuficiente e impróprio dos recursos financeiros e principalmente às estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar inadequadas. Novas políticas e estratégias educacionais são, portanto, exigidas para reverter tal situação, mas faltam aos seus formuladores informações precisas, sistemáticas e padronizadas sobre o desempenho do sistema educacional. Não existe, na verdade, uma cultura de avaliação no país nem um envolvimento efetivo da sociedade no aperfeiçoamento do sistema educacional. Neste sentido, pretende-se neste trabalho iniciar reflexões sobre o papel da avaliação do desempenho escolar como ferramenta de exclusão social, consequência da prática pedagógica desvirtuada adotada pelo nosso sistema educacional.pt_BR
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