Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Gurgel, Sacha Magalhães Sá | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T17:01:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T17:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Sacha Magalhães Sá. Avaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão social. 2006. 34f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38205 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escola | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.title | Avaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão social | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o papel da avaliação do desempenho escolar e, sobretudo da educação, discutir que para o desenvolvimento. Não é possível obter êxitos sem o alicerce de um povo que se educa para a cidadania. O sistema educacional brasileiro apresenta baixos índices de conclusão do ensino básico, com altos índices de evasão e repetência, e acentuadas disparidades educacionais entre as várias regiões. Essa baixa qualidade da educação, principalmente a pública, é ligada a uma ineficiente administração e gerenciamento educacional, uso insuficiente e impróprio dos recursos financeiros e principalmente às estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar inadequadas. Novas políticas e estratégias educacionais são, portanto, exigidas para reverter tal situação, mas faltam aos seus formuladores informações precisas, sistemáticas e padronizadas sobre o desempenho do sistema educacional. Não existe, na verdade, uma cultura de avaliação no país nem um envolvimento efetivo da sociedade no aperfeiçoamento do sistema educacional. Neste sentido, pretende-se neste trabalho iniciar reflexões sobre o papel da avaliação do desempenho escolar como ferramenta de exclusão social, consequência da prática pedagógica desvirtuada adotada pelo nosso sistema educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_smsgurgel.pdf | 206,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.