Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202
Type: | TCC |
Title: | Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização histórica |
Authors: | Campos, Rita Mascarenhas |
Advisor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Keywords: | Avaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | CAMPOS, Rita Mascarenhas. Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização histórica. 2005. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho é uma reflexão sobre o tema Avaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem. Trata de um assunto bastante estudado, mas continua novo por força da polêmica que sempre desperta no meio educacional. Para que serve a avaliação? Por que se avalia? Como avaliar? Quando avaliar? O que avaliar? Essas são algumas das perguntas que, ainda, hoje suscitam dúvidas em muitos educadores. A busca de respostas a estas indagações motivou a escolha do tema. O estudo aborda a importância da avaliação no ensino-aprendizagem, tendo como objetivo buscar modelos alternativos sob o processo de como avaliar, diminuindo a ênfase da nota na avaliação. Apresenta uma revisão da literatura, onde são expressas as definições dos autores sobre o que avaliar, qual o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, como também enfocam a questão das notas ou conceitos. O conteúdo busca compreender a avaliação ao longo da história da educação. Os objetos de estudo deste trabalho são: - como o processo avaliativo é concebido mediante as tendências pedagógicas; - quais as tendências avaliativas atuais; - quais são as alternativas de aplicação da avaliação da aprendizagem. Este estudo demonstrou que a avaliação tem um papel muito mais amplo, além do mero julgamento do aproveitamento escolar do aluno, o qual deve ser avaliado em função de toda uma teoria de ensino-aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_rmcampos.pdf | 262,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.