Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCordeiro, Andréa Carla Filgueiras-
dc.contributor.authorVieira, Emanuel Meireles-
dc.contributor.authorXimenes, Verônica Morais-
dc.date.accessioned2018-12-19T14:24:15Z-
dc.date.available2018-12-19T14:24:15Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCordeiro, Andréa Carla Filgueiras; Vieira, Emanuel Meireles; Ximenes, Verônica Morais. Psicologia e(m) transformação social: práticas e diálogos. Fortaleza: Editora Aquarela, 2007. 203p.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38180-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectPsicologia comunitáriapt_BR
dc.titlePsicologia e(m) transformação social: práticas e diálogospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta publicação traz ao público textos que discutem o papel e a importância da extensão universitária pública nas áreas de psicologia comunitária e dos direitos da criança e do adolescente. O primeiro trabalho faz uma revisão do conceito de extensão universitária propondo o termo cooperação para demonstrar a necessidade de uma relação horizontal. O mestre Paulo Freire também exercitou este debate propondo que trocássemos o termo extensão por comunicação, por ser mais próximo de uma relação dialógica. Eis aqui mais uma contribuição do NUCOM - Núcleo de Psicologia Comunitária que há cerca de treze anos vem aprofundando o debate sobre a relação entre a universidade e a sociedade, problematizando o papel da universidade sob o referencial da psicologia comunitária. São relatos de experiências que apontam caminhos para uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A problematização apresentada no trabalho anterior é aprofundada através do diálogo entre a universidade e a comunidade a partir da Psicologia Comunitária do Ceará, que é desenvolvida no NUCOM. A proposta de uma cooperação universitária e de uma práxis libertadora é a base para a construção de um novo saber, que é construído pelo saber acadêmico e saber popular. Na seqüência, a psicologia comunitária mergulha na realidade de Fortaleza – cidade de profundos contrastes sociais – estudando as causas da exclusão social e a temática da saúde mental comunitária, através do trabalho de assessoria psicossocial, na região do Grande Jangurussu, realizada por um projeto de extensão do NUCOM.pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_liv_vmximenes3.pdf881,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.