Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos |
Authors: | Benevides, Marta Cavalcante Leitão, Vanda Magalhães Viana, Tania Vicente |
Keywords: | Avaliação formativa;Inclusão;Estudantes deficientes;Ensino Superior |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Benevides, M. C.; Leitão, V. M.; Viana, T. V. (2010) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação da aprendizagem é uma tarefa didática necessária ao trabalho docente, constituindo elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Avaliação e exame expressam, porém, conceitos diferentes. As provas escolares tradicionais caracterizam, na verdade, situações de exame, ainda amplamente utilizadas em sala de aula de forma classificatória, coercitiva e punitiva. Na atualidade, advoga-se a necessidade de uma prática avaliativa dialógica, informativa e corretiva, concretizada através de uma ação contínua e remediadora. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é posicionada no quadro de uma problemática mais ampla, adquirindo sentido na luta contra o fracasso escolar e a desigualdade (HADJI, 2001; HOFFMANN, 2005, 2008; LUCKESI, 2001, 2005; PERRENOUD, 1999). [...] |
Description: | BENEVIDES, Marta Cavalcante; LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 913-929. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945 |
ISBN: | 85 7485 099 3 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_mcbenevidesvmleitao.pdf | 343,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.