Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37904
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do ensino médio pós-reforma: implicações na ação docente
Autor(es): Diógenes, Elione Maria Nogueira
Palavras-chave: Avaliação;Ensino Médio;Reforma curricular;Ação docente
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Diógenes, E. M. N. (2010)
Resumo: Buscamos no eixo que trata da questão docente frente à reforma do ensino médio, analisar as implicações pedagógicas advindas com a reforma para a ação do professor em sala de aula. Os principais documentos analisados dizem respeito: 1. Às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM); 2. E, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM) lançados em fins da década de 1990 com um ano de diferença (o primeiro é de junho de 1998, através da Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 e o segundo é de 1999). Ambos se propõem a orientar a ação docente em sala de aula bem como a reordenar o espaço escolar do ensino médio com base em novos pressupostos do processo de ensino e aprendizagem. Assim, ao iniciar a pesquisa ficou claro para nós que não há [de imediato] como apontar conclusões até porque a reforma (apesar de ter um núcleo homogêneo) não se dá de forma igual nos diferentes espaços escolares. [...]
Descrição: DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do ensino médio pós-reforma: implicações na ação docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 484-500.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37904
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_emndiogenes.pdf361,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.