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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37887
Tipo: | Dissertação |
Título: | Baobando em uma formação de raiz africana com professoras(es) e núcleo gestor da educação básica na cidade de Crato-CE |
Autor(es): | Silva, Samuel Morais |
Orientador: | Petit, Sandra Haydée |
Palavras-chave: | Projeto Memórias de Baobá;Cosmovisão africana;Pesquisa-formação;Currículo;Escola |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Samuel Morais. Baobando em uma formação de raiz africana com professoras(es) e núcleo gestor da educação básica na cidade de Crato-CE - UFC. 2018. 239f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O presente estudo parte de uma experiência em curso no projeto intitulado Memórias de Baobá, que tem sua realização na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I 08 de Março. Instituição vinculada à rede municipal de ensino da cidade do Crato, na região do Cariri, sul do Ceará. O projeto objetiva, desde maio de 2014, a implementação da Lei Nº 10.639/03 que reformulou a LDB (9.394/96) com advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. No entanto, observou-se que as ações educativas realizadas no projeto entre os anos de 2014 e 2016, na perspectiva da implementação da citada lei, não deram conta da sua implantação na matriz curricular da escola. Tal afirmação justifica-se após as/os professoras/es e núcleo gestor relatarem dificuldades para articulação de tais conteúdos em suas práticas educativas. Nesse sentido, percebeu-se a necessidade de uma formação continuada com o professorado e gestão escolar partindo dos princípios / ensinamentos da Cosmovisão Africana, intentando a construção de uma proposta pedagógica que valorizasse os repertórios africanos marcados na cultura local. Para tanto, realizamos uma Pesquisa-Formação de Raiz Africana ancorada na Pedagogia do Baobá e fundamentada no aporte Pretagogia, intentando a construção da referida proposta e, por meio desta, descobrir práticas pedagógicas que deem subsídios aos professoras/es e núcleo gestor, no trato da história e cultura africana e afro-brasileira, bem como verificar que contribuições a formação que valoriza os princípios / ensinamentos da Cosmovisão Africana, poderia trazer para a matriz curricular da escola, em torno do ensino das africanidades local e educação para as relações étnico-raciais. Assim, propusemos trabalhar com referenciais metodológicos e abordagens pedagógicas equipados/as de conhecimento e saber de matriz africana. Nesse sentido, os caminhos metodológicos são constituídos por autoras e autores, como Josso (2004), Petit (2015), Petit e Silva (2011) e Oliveira (2007). Além de Cavalleiro (2001), Silva (2010), Oliveira (2006), Meijer (2012), Hooks (2017) e Macedo (2012), que nos ajudam a refletir sobre formação de raiz africana, africanização da escola e descolonização do currículo, a partir das categorias conceituais fundantes que enriquece o embasamento teórico da pesquisa, conceitos como: Educação Anti-racista, Cosmovisão Africana, Africanidades, Currículo e Ensino. |
Abstract: | The present study is based on an ongoing experiment in the project entitled Memórias de Baobá, which is being carried out at the School of Early Childhood Education and Primary Education I March 08. Institution linked to the municipal education network of the city of Crato, in the region of Cariri, south of Ceará. The project aims, since May 2014, to implement Law No. 10,639 / 03, which reformulated LDB (9,394 / 96) with the advent of the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic and Racial Relations and for the Teaching of African and Afro History and Culture which determines public and private school establishments at the national level, the obligation of contents and methodologies that will jeopardize the studies of Africa and its inheritances. However, it was observed that the educational actions carried out in the project between the years 2014 and 2016, with a view to implementing the aforementioned law, did not account for its implementation in the curricular matrix of the school. This statement is justified after the teachers report difficulties in articulating such contents in their educational practices. In this sense, the need for a continuous formation with the teachers and school management was observed, starting from the principles / teachings of the African Worldview, trying to construct a pedagogical proposal that valorized the African repertories marked in the local culture. In order to do so, we carried out an African Root Research-Formation anchored in Baobá Pedagogy and based on the contribution of Pretagogy, attempting to construct said proposal and, through this, to discover pedagogical practices that give subsidies to teachers and management nucleus, in the treatment African and Afro-Brazilian history and culture, as well as to verify that contributions to the training that values the principles / teachings of the African Worldview, could bring to the curricular matrix of the school, around the local african education and education for ethnic- racial relations. Thus, we proposed to work with methodological references and pedagogical approaches equipped with knowledge and knowledge of the African matrix. In this sense, the methodological paths are constituted by authors and authors, such as Josso (2004), Petit (2015), Petit e Silva (2011) and Oliveira (2007). In addition to Cavalleiro (2001), Silva (2010), Oliveira (2006), Meijer (2012), Books (2017) and Macedo (2012), help us reflect on African root formation, school africanization and decolonization of the curriculum, from the conceptual foundational categories that enriches the theoretical basis of the research, concepts such as: Anti-Racist Education, African Worldview, Africanities, Curriculum and Teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37887 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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