Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37815
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de melhoria na construtibilidade de edificações a partir da implantação de banco de lições aprendidas |
Authors: | Silva, Frederico Augusto Coelho da |
Advisor: | Bertini, Alexandre Araújo |
Co-advisor: | Barros Neto, José de Paula |
Keywords: | Engenharia de estruturas;Gestão do conhecimento;Construção civil;Construtibilidade;Constructability;Lessons learned;Knowledge management |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA, F. A. C da. Proposta de melhoria na construtibilidade de edificações a partir da implantação de banco de lições aprendidas. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A construção civil, subsetor edificações, tem se caracterizado por baixa produtividade global e refratária à inovação. Atrasos de cronograma, custos excedentes, que geram baixa produtividade e comprometem a qualidade das obras, têm origem, entre outras causas, na baixa integração entre as várias etapas do ciclo de vida dos projetos bem como na perda de experiência e conhecimento em construir, que não se aplica como informação nas fases iniciais dos empreendimentos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é produzir uma ferramenta de registro e consulta de lições aprendidas, visando melhorar a construtibilidade de novos e futuros projetos. A pesquisa se desenvolveu em 6 etapas: revisão bibliográfica sobre o tema; seleção de parâmetros de classificação de Lições aprendidas; identificação de barreiras à aprendizagem organizacional; desenvolvimento da arquitetura do modelo; Validação do modelo na comunidade profissional e acadêmica e publicação do artefato. Os resultados obtidos apontam para a adequabilidade do artefato ao objetivo, com melhorias possíveis esperadas pelo uso de ferramentas de TI mais eficientes. O artefato traz como inovação a junção das abordagens mecânica e orgânica na gestão do conhecimento, bem como de estratégias de atenuação das barreiras ao compartilhamento do conhecimento. |
Abstract: | Civil construction, sub-sector buildings, has been characterized by low global productivity and refractory to innovation. Delays in schedule, surplus costs, which generate low productivity and compromise the quality of the works, have, among other causes, low integration between the various stages of the project life cycle as well as the loss of experience and knowledge to build, which does not apply as information in the initial stages of the enterprises. In this context, the objective of this work is to produce a tool for recording and consulting lessons learned, aiming to improve the constructability of new and future projects. The research was developed in 6 stages: bibliographic review on the theme; selection of classification parameters of lessons learned; identification of barriers to organizational learning; development of the model architecture; Validation of the model in the professional and academic community and publication of the artifact. The obtained results point to the suitability of the artifact to the objective, with possible improvements expected by the use of more efficient IT tools. The artifact brings as innovation the combination of mechanical and organic approaches in knowledge management, as well as strategies to attenuate the barriers to knowledge sharing. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37815 |
Appears in Collections: | DECC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_facsilva.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.