Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37807
Type: TCC
Title: Nova visão da aprendizagem empresarial
Authors: Brito, Márjorie Pedreira Guerreiro de
Advisor: Agrello, Marisa Pascarelli
Keywords: Aprendizagem;Efetividade dos conhecimentos
Issue Date: 2004
Citation: Brito, M. P. G.; Agrello, M. P. (2004)
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa propõe-se a identificar, a refletir sobre as características e a importância da aprendizagem das pessoas, tão apregoada nas empresas a partir de 1990, como o diferencial de sobrevivência no mercado globalizado. O desenvolvimento das competências, a efetividade dos conhecimentos no ambiente empresarial e a utilização do “feedback” (reações comportamentais causadas pelas pessoas) são aspectos relacionados a esse novo conceito de aprendizagem. A postura atenta e constante das pessoas em sua performance, buscando a renovação, a significação de conhecimentos e habilidades constitui-se num dos critérios básicos de inclusão e permanência nas empresas. Através do estudo de caso “Empresa X” , empresa tradicional, de cultura “fechada” e familiar, utilizando-se da metodologia de observação de seu ambiente interno, verificou-se a mudança de performance das pessoas, partindo da adoção de estratégias de educação continuada pela referida empresa. Apesar de identificar a existência de outros problemas, como por exemplo de comunicação, a empresa apresentou um perfil diferente após a aquisição de novos comportamentos de aprendizagem contínua.
Description: BRITO, Márjorie Pedreira Guerreiro de. Nova visão da aprendizagem empresarial. 2004. 46f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37807
Appears in Collections:EAPISE - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_tcc_mpgbrito.pdf330,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.