Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804
Type: | TCC |
Title: | Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança |
Authors: | Pinheiro, Ivania Maria |
Advisor: | Viana, Tania Vicente |
Keywords: | Vínculo Escola-Família;Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière;Desenvolvimento Infantil |
Issue Date: | 2004 |
Citation: | Pinheiro, I. M.; Viana, T. V. (2004) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho analisa a importância da formação e avaliação do vínculo Escola-Família no processo de desenvolvimento da criança. Sob a perspectiva da Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière, aborda aspectos importantes sobre o vínculo. Mostra-se o processo de socialização como formador de vínculos e sua influência no vínculo das duas principais instituições para o desenvolvimento infantil (Escola e Família). Enfoca a família e a escola como sistemas e discorre sobre como são formados os vínculos em cada um deles, quais as diferenças dos vínculos familiares e os da escola e a importância de cada um no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Contextualiza as instituições sócio-historicamente e mostra maneiras de incentivar e estabelecer o vínculo Escola-Família. Finaliza o estudo enfatizando a importância da avaliação desse vínculo e contribui com questões reflexivas para essa avaliação. |
Description: | PINHEIRO, Ivania Maria. Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança. 2004. 37f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804 |
Appears in Collections: | EAPISE - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_tcc_impinheiro.pdf | 249,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.