Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourinho, Lídia Andrade | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sâmia Silva | - |
dc.contributor.author | Catrib, Ana Maria Fontenelle | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T17:38:21Z | - |
dc.date.available | 2018-11-28T17:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Lourinho, L. A.; Gomes, S. S.; Catrib, A. M. F. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 098 5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740 | - |
dc.description | LOURINHO, Lídia Andrade; GOMES, Sâmia Silva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-9. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do aluno | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apesar de não existir uma definição consensual acerca do termo DA, mesmo sendo a Lei Pública Americana, P.L. 94-142, a mais aceita internacionalmente, e nela destacando que o termo não engloba crianças com problemas de aprendizagem resultantes de deficiência visual, auditiva, motora, mental, de perturbação emocional ou de desvantagens ambientais, culturais ou econômicas (CORREIA, 1999, p.55), a definição de Kirk & Chalfant, citada em Cruz (1999) é a mais freqüentemente utilizada nos ambientes educacionais e agrupa as Dificuldades de Aprendizagem em: desenvolvimentais primárias (atenção, memória e percepção); secundárias (pensamento e linguagem oral) e Acadêmicas (leitura, escrita, soletração/expressão escrita e aritmética) que, no âmbito deste trabalho, será a mais utilizada, pois segundo este modelo, a avaliação dos indivíduos em idade pré-escolar orienta-se basicamente para o diagnóstico das DA desenvolvimentais (Cruz, 1999, p.96), e a identificação precoce dessas dificuldades apontam para uma possível solução dos fracassos escolares. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_lalourinhossgomes.pdf | 78,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.